sábado, 28 de maio de 2011

Tempo.

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
(Fernando Pessoa)


Andei pensando sobre as travessias que fizemos ao longo de nossas vidas,  elas não são poucas, e são difíceis. Difíceis porque nunca se sabe o que realmente será encontrado do outro lado da "ponte", do "lago", da "montanha". Algumas vezes o comodismo paralisa, é mais fácil permanecer no mesmo lugar do que se arriscar à conhecer o incerto, e então algumas pessoas tentam se convencer de que as coisas vão bem, que o trabalho vai bem, que o amor não acabou, que a culpa é do outro... É difícil perceber em que momento da vida, aquilo que antes era fonte de prazer, se transformou em insatisfação . É difícil deixar pra trás histórias, sentimentos que eram certezas e hoje já não são mais. Não é fácil abandonar o emprego, sair da casa dos pais, mudar de cidade, de profissão, mudar o rumo, se desfazer de coisas velhas como roupas, sapatos e utensílios domésticos, sim, os utensílios domésticos também tem seu valor sentimental, as xícaras então, nem se fala... Não é questão de descartar coisas, pessoas ou sentimentos, e sim de desatar os nós, nó aperta, laço enfeita. O que foi vivido ficará eternizado no tempo. 
Tempo, esse senhor que é invisível aos olhos, intocável, insubstancial, que só pode ser percebido através de memórias, lembranças. 
Não se prenda ao tempo, é preciso deixar algumas coisas para trás, e muitas vezes deixa-las morrer, para depois recomeçar. Isso não significa que elas não foram boas ou importantes, simplesmente tiveram seu  próprio tempo. 
O tempo de viver é sempre o presente, o resto, são só recordações...
Fazer a travessia é acreditar em si mesmo, acreditar que pode mais e melhor, não se contentar com a migalha, estar em busca do que lhe faça feliz, e desatar os nós, mesmo que para isso precise enfrentar tempestades e fantasmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário