sábado, 5 de março de 2011

Aniversário !

Hoje completei 24 anos de existência, estranha sensação... as pessoas costumam parabenisar-nos na data de nascimento, desejar felicidades e realizações, a consciência de que é preciso ser feliz e que essa é a busca incessante de todo ser humano se torna mais presente nesse dia, então andei perguntando-me o que fiz de bom durante todo esse tempo... o que fiz de bom para os outros e para mim mesma... colhi lembranças singelas no campo da minha memória, mas há algo dentro de mim que clama por mais, há uma calma em mim que não condiz com minha pressa de viver e ser feliz. Talvez essa pressa seja meu maior defeito, querer ser feliz agora e não depois, sabido que é preciso recolher-se em algumas estações, deixar algumas coisas morrerem para outras virem mais saudáveis e belas, o problema é quando o outono e o inverno se prolongam, quando parecem não querer ir embora. Esse desequilíbrio "clímatico" apresenta riscos, tudo que é exagerado leva ao sofrimento... não sei se uso preto ou branco, se uso casaco ou apenas uma blusa leve... o que fazer nesse meio tempo onde a vida parece estar em turbulência e é preciso encontrar sustentação em algo que não nos deixe cair? Não tenho a utopia de desejar dias infindavéis de alegria, apenas desejo uma constância que me leve a crer que assim como a tristeza vem ela pode ir embora...
A minha saída de emergência foi escrever, algo que faço geralmente somente para mim mesma, mas hoje resolvi atrever-me a dividir meus pensamentos, foi preciso coragem e um pouco de ousadia para transformar meus devaneios em frases, foi preciso o décimo quarto ano para ter certeza de quê nunca terei certeza... no auge da minha ingenuidade eu cheguei a pensar que quando completasse 24 anos seria uma mulher adulta, segura de si, com a vida toda traçada milimetricamente e sem sair da linha... bobagem... aprendemos com as experiências, ganha-se alguns conhecimentos, porém esses tornan-se insuficientes em algum ponto do caminho. Hoje eu sei que sou mulher as vezes madura, as vezes insegura, algumas vezes sinto-me uma criança indefesa, mas com certeza bem menos ingênua.
Os parabéns que hoje recebi me fizeram perceber que algum bem eu fiz, que o meu afeto afetou algumas pessoas e isso me faz perceber o quanto fui feliz... hoje não estou feliz como gostaria, mas serei feliz! E essa montanha russa vai continuar até que sua engrenagem resolva parar...

Um comentário:

  1. A vida corre e nem sempre o caminho percorrido é o desejado. Isso ocorre porque não caminhamos sozinhos, estamos sempre em "bando" e a escolha de um membro, afeta o caminho de muitos. Nessas horas, nos imprevistos, devemos parar, pensar e recalcular qual é o melhor trajeto a ser percorrido. Nem sempre o melhor é o mais fácil, porém só nos resta continuar caminhando. Quando penso no futuro lembro de uma pequena história, e lá vem: "Era uma vez (me parece que toda história começa assim)um jovem de história e nacionalidade desconhecidos, inquieto com as dúvidas que permeiam a juventude foi até um monge saber sobre o seu futuro, chegando lá perguntou: Senhor, o que será do meu futuro? O monge com toda sabedoria, com palavras tão incisivas quanto o vento que cortava os céus respondeu: Se viveres, saberás." Assim, percebo que perdemos muito tempo tentando adivinhar e programar o nosso futuro que esquecemos de viver o presente, enaltecer a vida, as amizades, a família, já diz a música "Faziam planos e nem sabiam que eram felizes
    Olhos abertos, o longe é perto, o que vale é o sonho".
    Vivamos!
    Ana

    ResponderExcluir