segunda-feira, 7 de março de 2011

É melhor ser um animal racional ou irracional?

...Vandirene acordou um dia e viu que tinha se transformado de novo numa barata. Seu penúltimo pensamento humano foi, meu Deus, a casa foi detetizada há dois dias ! Seu último pensamento humano foi para o seu dinheiro rendendo na finaceira e o que o safado do marido, seu herdeiro legal, faria com tudo. Depois desceu pelo pé da cama e correu para trás de um móvel. Não pensava em mais nada. Era puro instinto. Morreu em cinco minutos, mas foram os cinco minutos mais felizes da sua vida. Kafka não significa nada para as baratas...
(A Metamorfose - L.F. Veríssimo).
Quem nunca pensou em se transformar num animal não humano para fugir das atrocidades que a vida em sociedade nos impõe? Para fugir da sobrecarga do trabalho, para fugir do abuso das autoridades, do desrespeito, da violência, da guerra, do caos ?
Um animal não precisa provar nada a ninguém, não precisa ser o melhor, não vive sob a pressão dos padrões de beleza e nem tem contas a pagar no final do mês. No reino animal, em linhas gerais, macho e fêmea acasalam, ela tem lindos filhotinhos e demoram apenas alguns dias ou meses para esses serem responsáveis por suas próprias vidas. Tudo muito prático, sem maiores complicações.
Se eu pudesse por alguns momentos ser um animal, seria uma águia, sobrevoaria a imensidão do mar, iria a vários lugares que desejo conhecer, encurtaria distâncias para visualizar as pessoas que gosto mas estão longe de mim... sentiria o vento e a sensação de liberdade plena, sem amarras, sem medo, sem impedimentos... até aqui tudo bem...
Mas animais não humanos também sofrem, cachorros de rua passam friu e fome e são maltrados, baratas vivem fugindo do "bombardeio" de inceticidas, as formigas trabalham pesado para garantir seu sustento... É tudo uma questão de classe !
Assim como não escolhemos a família ou o lugar onde queríamos nascer, provavelmente os animais também não tenham esse privilégio e eu poderia ter nascido na família de um roedor ao invés a de uma ave. 
Todos nós seres vivos enfrentamos as adversidades de viver nesse mundo.
Veríssimo, pensando bem, eu ainda prefiro ser um animal sentimental, pelo menos temos o poder de fazer algumas escolhas, criar alternativas, a racionalidade pode ser muito útil. Eu ainda prefiro viver todas as emoções que minha espécie é capaz de experimentar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário